Análise de Casos

Caso Chopinzinho, Mãos Humanas ou Mistério???

Julho de 2015

Analisamos o fenômeno do suposto agroglifo em Chopinzinho, Pr, e pelas evidências que aparecem nas fotos apresentadas na mídia e na internet, nos levam a acreditar que foi feito pelos humanos. As evidências são claras e abrem a possibilidade de ter sido realizado por seres humanos, sem muitos cuidados com as formas geométricas. Vamos analisar algumas dessas evidências. Na figura 1 podemos perceber estas evidências com muita clareza, observe:

foto1

Figura 1 – Imagem sem as marcações numéricas disponível na internet em: https://www.facebook.com/dronelook

1. Podemos perceber que no ponto 1 da foto existe a possibilidade e marcas de alguém ter caminhado a partir da estrada para o foco do desenho.

2. Podemos perceber com muita clareza que as formas presentes são completamente irregulares e com várias evidências da presença de pessoas na confecção do agroglifo.

3. Podemos perceber que existem várias possibilidades de entradas para o desenho.

4. Neste ponto aparece sinais em que o trigo também foi amassado, mas que não foram relatados em outros momentos.

5. É possível verificar que existem vários caminhos em outros lugares no mesmo quadrante da foto, e é muito possível que estes foram produzidos por algum tipo de animal, isto levando em conta a presença da mata nativa nas proximidades.

6. É possível ver que as marcas dos pneus do trator estão abaixo do trigo amassado, o que evidencia que as marcas do trator já estavam presentes antes da confecção do agroglifo.

7. É possível verificar que existem várias marcas da presença de pessoas no local.

Na figura 2, podemos verificar que as evidências citadas e discutidas na figura 1, são reais e bem definidas, não deixando dúvidas sobre as possibilidades do agroglifo ter sido produzido por humanos.

Foto2

Figura 2 – Imagem disponível na internet em: https://www.facebook.com/dronelook

Os agroglifos são comuns e acabam chamando a atenção do público de modo geral. O diferente, o misterioso, acaba chamando a atenção para o sensacionalismo, e acabam se sobrepondo ao científico. Nossos métodos de trabalho estão direcionados ao científico e acabamos na maioria dos casos revelando o que existe atrás da lentes de uma boa máquina fotográfica. Mistérios? Eles existem sim, e já nos deparamos com coisas que não conseguimos explicar, e nós mesmos já fomos personagens destes.

Nos agroglifos, no caso específico da Região de Chopinzinho as evidências levam mais para uma criação humana do que uma criação ufológica. Casos de agroglifos são comuns e um dos casos mais conhecidos no mundo estão relacionados com a Rocha de Roswell, uma rocha misteriosa com uma gravura críptica descoberta em Roswell, no Novo México, em 2004, (figura 3), e que apresentam vários agroglifos pelo mundo. Mesmo nestes, podemos perceber que existem falhas e erros na sua confecção, deixando claro que segundo as evidências podem ser produzidos por humanos. Nesta figura podemos ver estas falhas nas regiões marcadas:

Foto3

Figura 3 – Imagem disponível na internet.

1. Existem vários pontos de acesso originários dos pneus do trator.

2. Nos pontos 2 e 3 podemos perceber que existem erros na confecção da figura. Se aumentarmos o tamanho da imagem podemos perceber que existem erros grotescos na formação, e que em todos os espaços da figura existem evidências que permitem a entrada de pessoas. Observe que é possível ir a qualquer parte da figura usando apenas as marcas dos pneus.

Os agroglifos são comuns no mês de outubro, momento em que o trigo está amadurecendo e em que o caule fica vulnerável, e quebra com facilidade. Ao analisar o agroglifo de Chopinzinho podemos ver que o trigo ainda é pequeno, o que dificulta o rompimento do caule e o aparecimento de caminhos que denunciam a presença de humanos.

Criar um agroglifo é muito fácil, basta apenas o artista ter conhecimentos matemáticos sobre geometria, utilizar um ponto fixo e uma corda com o comprimento desejado para criar as linhas desejadas e círculos. Após utilizar-se de um pedaço de madeira, tábua de 4 polegadas, e o comprimento desejado, com dois pedaços de corda preso nas pontas, e que alcancem a altura das mãos, segurar forte nas mãos e pressionar a madeira embaixo de um dos pés, procedendo o amassamento do trigo como se desejar. Por mais complexo que seja um agroglifo, ele pode ser produzido por humanos, aliás é o mais provável. Uma bela arte. Vejam no link abaixo um vídeo mostrando como um agroglifo pode ser desenhado, com complexidade, por um grupo de “humanos”….

https://www.youtube.com/watch?v=rtkMrNrEMLM

Head in Hands

Nós da AUP vimos que muitos “ufólogos” estão afirmando que as marcas em Chopinzinho são autênticas, e estão afirmando isto sem evidências… É lamentável que a “Ufologia Convencional” nunca saia deste círculo vicioso de afirmações infundadas, na qual algumas pessoas só querem impor a sua opinião, custe o que custar, e com críticas violentas a quem pensa o contrário. Se foram extraterrestres que fizeram essas marcas, eles precisam de aulas de geometria urgente e um bom compasso, para que pelo menos o círculo não saia deformado…Agradecemos as críticas ao nosso trabalho, pois isso mostra que essas pessoas estão visitando o nosso blog e vendo o nosso trabalho, o que nos dá mais incentivo ainda a continuar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: