Homenagens Póstumas

Nesta seção prestamos homenagens póstumas aos investigadores de OVNIs da região dos Campos Gerais que já não estão entre nós.

O relógio marcava meia-noite, e o calendário na parede indicava o dia 21 de junho de 1987. Um homem entra correndo em sua casa, apavorado mas também entusiasmado… Senta-se no sofá, ofegante e com o suor na testa. Esse homem tinha passado por uma experiência que não lhe era nova, mas que sempre lhe causava o mesmo efeito, que era a fascinação pelo que tinha acabado de testemunhar… Esse homem era Eduardo Carlos Oleszczuk, investigador de OVNIs em Ponta Grossa, Paraná, e tinha acabado de ser testemunha de mais um avistamento de OVNIs no bairro onde morava, no Jardim Atlanta. Pânico, fascinação ou profunda fé, ninguém sabe o que acontecia na mente desse homem que pela marca do destino, foi testemunha de dezenas de aparições de OVNIs durante tantas décadas… Ninguém sabe, pois Eduardo Carlos nos deixou há dez anos, mais precisamente em 17 de agosto de 2005, vítima de um câncer que ceifou a vida de um dos mais prolíficos pesquisadores de OVNIs do Brasil e o maior dos Campos Gerais.

EDUARDO CARLOS OLESZCZUK

03/10/1932 – 17/08/2005

ufo_1725769c

 

A AVENTURA CONTINUA… 

 

Eduardo Carlos Oleszczuk

NaziportraitSe nos fosse perguntado quem seria uma das figuras mais conhecidas e carismáticas da pesquisa de OVNIs em Ponta Grossa não hesitaríamos de mencionar o nome de Eduardo Carlos Oleszczuk. Conhecido como o mais antigo pesquisador da região, foi fonte de inspiração para muitos que viriam depois. Sua dedicação nas observações assim como na coleta de extensivo material sobre OVNIs impressionava a todos, e sempre que o encontrávamos, o assunto da conversa era, com certeza, sobre OVNIs. Falecido em 2005, incluímos abaixo uma série de fotos que obtivemos em nosso último encontro, na residência da Professora Isolde Maria Waldmann, assim como a reprodução de alguns documentos de seu arquivo pessoal, reportagens de jornal sobre o seu falecimento e o local onde Eduardo morava. Mesmo não estando mais entre nós, o que aprendemos com ele e seus ideais vivem nos corações dos investigadores que, hoje, de certa forma, continuam a busca pela verdade que ele também participou.

Eduardo Carlos Oleszczuk  03/10/1932 – 17/08/2005

Eduardo Carlos em sua última aparição pública, durante um encontro ufológico em 2004, no Centro de Cultura de Ponta Grossa

16

17

1182192233_f

Eduardo em um encontro de Ufologia em Ponta Grossa

Eduardo em um encontro de Ufologia em Ponta Grossa

Diário da Manhã 28082005

Diário dos Campos 24082005

Mesmo não tendo formação acadêmica, Eduardo Carlos procedia de modo correto quando tinha avistamentos de OVNIs. Ele rapidamente datilografava em mínimos detalhes os seus avistamentos, como mostram os documentos abaixo, extraídos de seu arquivo pessoal. Agindo desse modo, Eduardo registrou com eficácia diversos avistamentos ocorridos em Ponta Grossa e região.

ole1

ole2

Rua José Hyanor Rodrigues, no Jardim Atlanta, Ponta Grossa, Paraná, onde residia o Sr. Eduardo, entre 1986-2005.

Rua José Hyanor Rodrigues, no Jardim Atlanta, Ponta Grossa, Paraná, onde residia o Sr. Eduardo, entre 1986-2005.

Casa onde residia o Sr. Eduardo. Nos fundos pode se ver um pequeno depósito ou quarto, separado da casa, onde o mais antigo ufólogo dos Campos Gerais trabalhava como técnico de TV e guardava os seus livros e revistas sobre OVNIs. A casa atualmente não existe mais, tendo sido construída outra em seu lugar.

Casa onde residia o Sr. Eduardo. Nos fundos pode se ver um pequeno depósito ou quarto, separado da casa, onde o mais antigo investigador de OVNIs  dos Campos Gerais trabalhava como técnico de TV e guardava os seus livros e revistas sobre OVNIs. A casa atualmente não existe mais, tendo sido construída outra em seu lugar.

2005-2015 Dez anos da partida do mestre

2005-2015  Dez anos da partida do mestre

ufo_1725769c

Anúncios

4 Comentários em “Homenagens Póstumas”

  1. kary Says:

    Este blog mostra-se ´ser um trabalho sério e de pessoas que visam lidar realmente com este lado misterioso do nosso universo. Estão todos de parabéns. Que continuem assim.


  2. […] Retirado do site: https://auppg.wordpress.com/homenagem-ao-grande-ufologo/ […]

  3. João Alceu Says:

    Nosso querido e amado velho Nazi!

  4. James Hilton Montes Guzzoni Says:

    Olá. Hoje moro em Curitiba,mas sou ponta grossense. Na década de 70, acho que lá pro 76, pousou um UFO em forma de disco atrás da Quimbrasil. As fotos foram expostas no quadro de avisos da radio Difusora que operava na Rua XV. eu vi as fotos e foi o assunto do dia na cidade.
    Meu pai também me contava que na década de 30 pousou numa fazenda em PG um objeto e que o dono da fazenda, se deparou com vários homenzinhos que pensou ser crianças. Na época nem se falava em UFOS.
    Em janeiro fotografei um objeto esférico sobrevoando Curitiba.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: